Exemplos de
Dó sustenido maior
11 resultados encontrados
1. Enarmonia
Sol Sustenido Menor); Db-Eb-F-Gb-Ab-Bb-C: enarmônica à de
(com sua relativa, Lá Sustenido Menor); F#-G#-A#-B-C#-D#-E
à de Si Maior; Db-Ebm-Fm-Gb-Ab-Bbm-Cdim: enarmônica à de
; F#-G#m-A#m-B-C#-D#m-E#dim: enarmônica à de Sol Bemol Mai
Maior; Db7M-Ebm7-Fm7-Gb7M-Ab7-Bbm7-Cm7b5: enarmônica à de
; F#7M-G#m7-A#m7-B7M-C#7-D#m7-E#m7b5: enarmônica à de Sol
ó Maior e Ré Bemol Maior): enarmônica à 07 (Dó Maior e
). Músicas enarmônicas com três tonalidades numa 7052-341
Ré Bemol Maior): enarmônica à 507 (Si Maior, Dó Maior e
). Músicas enarmônicas com duas tonalidades numa 6143-2507
ônica à 70 (Dó Bemol Maior e Dó Maior); 07 (Dó Maior e
): enarmônica à 05 (Dó Maior e Ré Bemol Maior). Músicas
rês tonalidades numa 6143-2507: 507 (Si Maior, Dó Maior e
): enarmônica à 705 (Dó Bemol Maior, Dó Maior e Dó Sust
do Maior): enarmônica à 705 (Dó Bemol Maior, Dó Maior e
). Músicas com duas tonalidades com escalas enarmônicas nu
2. Tonalidade
icas. São elas: Triádicas: Dó Maior: C-Dm-Em-F-G-Am-Bdim
(enarmônica): C#-D#m-E#m-F#-G#-A#m-B#dim Ré Bemol Maior (
-Bbdim Tetrádicas: Dó Maior: C7M-Dm7-Em7-F7M-G7-Am7-Bm7b5
(enarmônica): C#7M-D#m7-E#m7-F#7M-G#7-A#m7-B#m7b5 Ré Bemo
3. Armadura
A famosa Tocata e Fuga em Ré Menor, BWV 538 (Tocata e Fuga
rica) de Bach, é assim chamada porque, embora seja em Ré M
m Ré Menor, não possui armadura, implicando que é em Ré
rico. No lugar da armadura, as notas Sis Bemóis necessária
tes a uma 61432507). Quando os modos tais como o lídio e o
rico são escritos utilizando as armaduras eles são chamado
aquelas seqüências de oito tonalidades que vão dos 7Fs (
s Bemóis Maiores ou Lás Bemóis Menores) aos 6Ss (Fás Sus
Menores). Aí está uma lista dessas oito tonalidades: 7Fs:
s Bemóis Maiores ou Lás Bemóis Menores; 0As: Dós Maiores
es: 7Fs: Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis Menores; 0As:
s Maiores ou Lás Menores; 5Fs: Rés Bemóis Maiores ou Sis
s: Rés Maiores ou Sis Menores; 3Fs: Mis Bemóis Maiores ou
s Menores; 4Ss: Mis Maiores ou Dós Sustenidos Menores; 1Fs:
s: Mis Bemóis Maiores ou Dós Menores; 4Ss: Mis Maiores ou
s Sustenidos Menores; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss
6Fs (Sóis Bemóis Maiores ou Mis Bemóis Menores) aos 7Ss (
s Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos Menores). Aí está
Menores; 5Ss: Sis Maiores ou Sóis Sustenidos Menores; 0As:
s Maiores ou Lás Menores; 7Ss: Dós Sustenidos Maiores ou L
Sustenidos Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 7Ss:
s Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos Menores. A única to
armadura) a qual se encontra nestas duas seqüências é o
Maior ou o Lá Menor. Uma lista destas tonalidades duma 705
es: sinais de bequadro para neutralizar a armadura e outros
s e bemóis para a nova tonalidade. Para um dado modo a arma
am que algumas notas sejam consistentemente modificadas por
s ou bemóis. Por exemplo na tonalidade de Sol Maior a nota
na tonalidade de Sol Maior a nota que define o tom é o Fá
. Portanto a armadura associada à tonalidade de Sol Maior
a associada à tonalidade de Sol Maior é a armadura com um
. No entanto, o fato de se ter uma armadura com um sustenido
sustenido. No entanto, o fato de se ter uma armadura com um
não garante que a tonalidade da obra seja Sol Maior. Muito
Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis Menores) aos 6Ss (Fás
s Maiores ou Rés Sustenidos Menores). Aí está uma lista d
s Bemóis Menores) aos 6Ss (Fás Sustenidos Maiores ou Rés
s Menores). Aí está uma lista dessas oito tonalidades: 7Fs
s Bemóis Maiores ou Dós Menores; 4Ss: Mis Maiores ou Dós
s Menores; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss: Fás Sust
nidos Menores; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss: Fás
s Maiores ou Rés Sustenidos Menores. 61432507s são aquelas
iores ou Rés Menores; 6Ss: Fás Sustenidos Maiores ou Rés
s Menores. 61432507s são aquelas seqüências de oito tonal
Sóis Bemóis Maiores ou Mis Bemóis Menores) aos 7Ss (Dós
s Maiores ou Lás Sustenidos Menores). Aí está uma lista d
s Bemóis Menores) aos 7Ss (Dós Sustenidos Maiores ou Lás
s Menores). Aí está uma lista dessas oito tonalidades: 6Fs
Bemóis Maiores ou Fás Menores; 3Ss: Lás Maiores ou Fás
s Menores; 2Fs: Sis Bemóis Maiores ou Sóis Menores; 5Ss: S
Bemóis Maiores ou Sóis Menores; 5Ss: Sis Maiores ou Sóis
s Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 7Ss: Dós Sust
nidos Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 7Ss: Dós
s Maiores ou Lás Sustenidos Menores. A única tonalidade (o
iores ou Lás Menores; 7Ss: Dós Sustenidos Maiores ou Lás
s Menores. A única tonalidade (ou armadura) a qual se encon
madura define a escala diatônica que a obra musical usa. A
ia das escalas necessitam que algumas notas sejam consistent
por sustenidos ou bemóis. Por exemplo na tonalidade de Sol
a nota que define o tom é o Fá Sustenido. Portanto a arma
stenido. Portanto a armadura associada à tonalidade de Sol
é a armadura com um sustenido. No entanto, o fato de se te
um sustenido não garante que a tonalidade da obra seja Sol
. Muitos outros fatores determinam a tonalidade de uma peça
ências de oito tonalidades que vão dos 7Fs (Dós Bemóis
es ou Lás Bemóis Menores) aos 6Ss (Fás Sustenidos Maiores
s Maiores ou Lás Bemóis Menores) aos 6Ss (Fás Sustenidos
es ou Rés Sustenidos Menores). Aí está uma lista dessas o
está uma lista dessas oito tonalidades: 7Fs: Dós Bemóis
es ou Lás Bemóis Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás Menore
Fs: Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis Menores; 0As: Dós
es ou Lás Menores; 5Fs: Rés Bemóis Maiores ou Sis Bemóis
nores; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 5Fs: Rés Bemóis
es ou Sis Bemóis Menores; 2Ss: Rés Maiores ou Sis Menores;
5Fs: Rés Bemóis Maiores ou Sis Bemóis Menores; 2Ss: Rés
es ou Sis Menores; 3Fs: Mis Bemóis Maiores ou Dós Menores;
Menores; 2Ss: Rés Maiores ou Sis Menores; 3Fs: Mis Bemóis
es ou Dós Menores; 4Ss: Mis Maiores ou Dós Sustenidos Meno
Menores; 3Fs: Mis Bemóis Maiores ou Dós Menores; 4Ss: Mis
es ou Dós Sustenidos Menores; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Men
res; 4Ss: Mis Maiores ou Dós Sustenidos Menores; 1Fs: Fás
es ou Rés Menores; 6Ss: Fás Sustenidos Maiores ou Rés Sus
es; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss: Fás Sustenidos
es ou Rés Sustenidos Menores. 61432507s são aquelas seqü
ências de oito tonalidades que vão dos 6Fs (Sóis Bemóis
es ou Mis Bemóis Menores) aos 7Ss (Dós Sustenidos Maiores
is Maiores ou Mis Bemóis Menores) aos 7Ss (Dós Sustenidos
es ou Lás Sustenidos Menores). Aí está uma lista dessas o
está uma lista dessas oito tonalidades: 6Fs: Sóis Bemóis
es ou Mis Bemóis Menores; 1Ss: Sóis Maiores ou Mis Menores
s: Sóis Bemóis Maiores ou Mis Bemóis Menores; 1Ss: Sóis
es ou Mis Menores; 4Fs: Lás Bemóis Maiores ou Fás Menores
nores; 1Ss: Sóis Maiores ou Mis Menores; 4Fs: Lás Bemóis
es ou Fás Menores; 3Ss: Lás Maiores ou Fás Sustenidos Men
nores; 4Fs: Lás Bemóis Maiores ou Fás Menores; 3Ss: Lás
es ou Fás Sustenidos Menores; 2Fs: Sis Bemóis Maiores ou S
: Lás Maiores ou Fás Sustenidos Menores; 2Fs: Sis Bemóis
es ou Sóis Menores; 5Ss: Sis Maiores ou Sóis Sustenidos Me
enores; 2Fs: Sis Bemóis Maiores ou Sóis Menores; 5Ss: Sis
es ou Sóis Sustenidos Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás Me
es; 5Ss: Sis Maiores ou Sóis Sustenidos Menores; 0As: Dós
es ou Lás Menores; 7Ss: Dós Sustenidos Maiores ou Lás Sus
es; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 7Ss: Dós Sustenidos
es ou Lás Sustenidos Menores. A única tonalidade (ou armad
adura) a qual se encontra nestas duas seqüências é o Dó
ou o Lá Menor. Uma lista destas tonalidades duma 70523416
4. Armadura
A famosa Tocata e Fuga em Ré Menor, BWV 538 (Tocata e Fuga
rica) de Bach, é assim chamada porque, embora seja em Ré m
m Ré menor, não possui armadura, implicando que é em Ré
rico. No lugar da armadura, as notas Sis Bemóis necessária
es a uma 6143-2507). Quando os modos tais como o lídio e o
rico são escritos utilizando as armaduras eles são chamado
aquelas seqüências de oito tonalidades que vão dos 7Fs (
s Bemóis Maiores ou Lás Bemóis Menores) aos 6Ss (Fás Sus
Menores). Aí está uma lista dessas oito tonalidades: 7Fs:
s Bemóis Maiores ou Lás Bemóis Menores; 0As: Dós Maiores
es: 7Fs: Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis Menores; 0As:
s Maiores ou Lás Menores; 5Fs: Rés Bemóis Maiores ou Sis
s: Rés Maiores ou Sis Menores; 3Fs: Mis Bemóis Maiores ou
s Menores; 4Ss: Mis Maiores ou Dós Sustenidos Menores; 1Fs:
s: Mis Bemóis Maiores ou Dós Menores; 4Ss: Mis Maiores ou
s Sustenidos Menores; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss
6Fs (Sóis Bemóis Maiores ou Mis Bemóis Menores) aos 7Ss (
s Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos Menores). Aí está
Menores; 5Ss: Sis Maiores ou Sóis Sustenidos Menores; 0As:
s Maiores ou Lás Menores; 7Ss: Dós Sustenidos Maiores ou L
Sustenidos Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 7Ss:
s Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos Menores. A única to
armadura) a qual se encontra nestas duas seqüências é o
Maior ou o Lá Menor. Uma lista destas tonalidades duma 705
es: sinais de bequadro para neutralizar a armadura e outros
s e bemóis para a nova tonalidade. Para um dado modo a arma
am que algumas notas sejam consistentemente modificadas por
s ou bemóis. Por exemplo na tonalidade de Sol Maior a nota
na tonalidade de Sol Maior a nota que define o tom é o Fá
. Portanto a armadura associada à tonalidade de Sol Maior
a associada à tonalidade de Sol Maior é a armadura com um
. No entanto, o fato de se ter uma armadura com um sustenido
sustenido. No entanto, o fato de se ter uma armadura com um
não garante que a tonalidade da obra seja Sóis Maiores. M
Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis Menores) aos 6Ss (Fás
s Maiores ou Rés Sustenidos Menores). Aí está uma lista d
s Bemóis Menores) aos 6Ss (Fás Sustenidos Maiores ou Rés
s Menores). Aí está uma lista dessas oito tonalidades: 7Fs
s Bemóis Maiores ou Dós Menores; 4Ss: Mis Maiores ou Dós
s Menores; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss: Fás Sust
nidos Menores; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss: Fás
s Maiores ou Rés Sustenidos Menores. 6143-2507s são aquela
iores ou Rés Menores; 6Ss: Fás Sustenidos Maiores ou Rés
s Menores. 6143-2507s são aquelas seqüências de oito tona
Sóis Bemóis Maiores ou Mis Bemóis Menores) aos 7Ss (Dós
s Maiores ou Lás Sustenidos Menores). Aí está uma lista d
s Bemóis Menores) aos 7Ss (Dós Sustenidos Maiores ou Lás
s Menores). Aí está uma lista dessas oito tonalidades: 6Fs
Bemóis Maiores ou Fás Menores; 3Ss: Lás Maiores ou Fás
s Menores; 2Fs: Sis Bemóis Maiores ou Sóis Menores; 5Ss: S
Bemóis Maiores ou Sóis Menores; 5Ss: Sis Maiores ou Sóis
s Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 7Ss: Dós Sust
nidos Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 7Ss: Dós
s Maiores ou Lás Sustenidos Menores. A única tonalidade (o
iores ou Lás Menores; 7Ss: Dós Sustenidos Maiores ou Lás
s Menores. A única tonalidade (ou armadura) a qual se encon
madura define a escala diatônica que a obra musical usa. A
ia das escalas necessitam que algumas notas sejam consistent
por sustenidos ou bemóis. Por exemplo na tonalidade de Sol
a nota que define o tom é o Fá Sustenido. Portanto a arma
stenido. Portanto a armadura associada à tonalidade de Sol
é a armadura com um sustenido. No entanto, o fato de se te
sustenido não garante que a tonalidade da obra seja Sóis
es. Muitos outros fatores determinam a tonalidade de uma pe
ências de oito tonalidades que vão dos 7Fs (Dós Bemóis
es ou Lás Bemóis Menores) aos 6Ss (Fás Sustenidos Maiores
s Maiores ou Lás Bemóis Menores) aos 6Ss (Fás Sustenidos
es ou Rés Sustenidos Menores). Aí está uma lista dessas o
está uma lista dessas oito tonalidades: 7Fs: Dós Bemóis
es ou Lás Bemóis Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás Menore
Fs: Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis Menores; 0As: Dós
es ou Lás Menores; 5Fs: Rés Bemóis Maiores ou Sis Bemóis
nores; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 5Fs: Rés Bemóis
es ou Sis Bemóis Menores; 2Ss: Rés Maiores ou Sis Menores;
5Fs: Rés Bemóis Maiores ou Sis Bemóis Menores; 2Ss: Rés
es ou Sis Menores; 3Fs: Mis Bemóis Maiores ou Dós Menores;
Menores; 2Ss: Rés Maiores ou Sis Menores; 3Fs: Mis Bemóis
es ou Dós Menores; 4Ss: Mis Maiores ou Dós Sustenidos Meno
Menores; 3Fs: Mis Bemóis Maiores ou Dós Menores; 4Ss: Mis
es ou Dós Sustenidos Menores; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Men
res; 4Ss: Mis Maiores ou Dós Sustenidos Menores; 1Fs: Fás
es ou Rés Menores; 6Ss: Fás Sustenidos Maiores ou Rés Sus
es; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss: Fás Sustenidos
es ou Rés Sustenidos Menores. 6143-2507s são aquelas seqü
ências de oito tonalidades que vão dos 6Fs (Sóis Bemóis
es ou Mis Bemóis Menores) aos 7Ss (Dós Sustenidos Maiores
is Maiores ou Mis Bemóis Menores) aos 7Ss (Dós Sustenidos
es ou Lás Sustenidos Menores). Aí está uma lista dessas o
está uma lista dessas oito tonalidades: 6Fs: Sóis Bemóis
es ou Mis Bemóis Menores; 1Ss: Sóis Maiores ou Mis Menores
s: Sóis Bemóis Maiores ou Mis Bemóis Menores; 1Ss: Sóis
es ou Mis Menores; 4Fs: Lás Bemóis Maiores ou Fás Menores
nores; 1Ss: Sóis Maiores ou Mis Menores; 4Fs: Lás Bemóis
es ou Fás Menores; 3Ss: Lás Maiores ou Fás Sustenidos Men
nores; 4Fs: Lás Bemóis Maiores ou Fás Menores; 3Ss: Lás
es ou Fás Sustenidos Menores; 2Fs: Sis Bemóis Maiores ou S
: Lás Maiores ou Fás Sustenidos Menores; 2Fs: Sis Bemóis
es ou Sóis Menores; 5Ss: Sis Maiores ou Sóis Sustenidos Me
enores; 2Fs: Sis Bemóis Maiores ou Sóis Menores; 5Ss: Sis
es ou Sóis Sustenidos Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás Me
es; 5Ss: Sis Maiores ou Sóis Sustenidos Menores; 0As: Dós
es ou Lás Menores; 7Ss: Dós Sustenidos Maiores ou Lás Sus
es; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 7Ss: Dós Sustenidos
es ou Lás Sustenidos Menores. A única tonalidade (ou armad
adura) a qual se encontra nestas duas seqüências é o Dó
ou o Lá Menor. Uma lista destas tonalidades duma 7052-3416
5. Armadura
A famosa Tocata e Fuga em Ré Menor, BWV 538 (Tocata e Fuga
rica) de Bach, é assim chamada porque, embora seja em Ré m
m Ré menor, não possui armadura, implicando que é em Ré
rico. No lugar da armadura, as notas Sis Bemóis necessária
es a uma 6143-2507). Quando os modos tais como o lídio e o
rico são escritos utilizando as armaduras eles são chamado
aquelas seqüências de oito tonalidades que vão dos 7Fs (
s Bemóis Maiores ou Lás Bemóis Menores) aos 6Ss (Fás Sus
Menores). Aí está uma lista dessas oito tonalidades: 7Fs:
s Bemóis Maiores ou Lás Bemóis Menores; 0As: Dós Maiores
es: 7Fs: Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis Menores; 0As:
s Maiores ou Lás Menores; 5Fs: Rés Bemóis Maiores ou Sis
s: Rés Maiores ou Sis Menores; 3Fs: Mis Bemóis Maiores ou
s Menores; 4Ss: Mis Maiores ou Dós Sustenidos Menores; 1Fs:
s: Mis Bemóis Maiores ou Dós Menores; 4Ss: Mis Maiores ou
s Sustenidos Menores; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss
6Fs (Sóis Bemóis Maiores ou Mis Bemóis Menores) aos 7Ss (
s Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos Menores). Aí está
Menores; 5Ss: Sis Maiores ou Sóis Sustenidos Menores; 0As:
s Maiores ou Lás Menores; 7Ss: Dós Sustenidos Maiores ou L
Sustenidos Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 7Ss:
s Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos Menores. A única to
armadura) a qual se encontra nestas duas seqüências é o
Maior ou o Lá Menor. Uma lista destas tonalidades duma 705
es: sinais de bequadro para neutralizar a armadura e outros
s e bemóis para a nova tonalidade. Para um dado modo a arma
am que algumas notas sejam consistentemente modificadas por
s ou bemóis. Por exemplo na tonalidade de Sol Maior a nota
na tonalidade de Sol Maior a nota que define o tom é o Fá
. Portanto a armadura associada à tonalidade de Sol Maior
a associada à tonalidade de Sol Maior é a armadura com um
. No entanto, o fato de se ter uma armadura com um sustenido
sustenido. No entanto, o fato de se ter uma armadura com um
não garante que a tonalidade da obra seja Sol Maior. Muito
Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis Menores) aos 6Ss (Fás
s Maiores ou Rés Sustenidos Menores). Aí está uma lista d
s Bemóis Menores) aos 6Ss (Fás Sustenidos Maiores ou Rés
s Menores). Aí está uma lista dessas oito tonalidades: 7Fs
s Bemóis Maiores ou Dós Menores; 4Ss: Mis Maiores ou Dós
s Menores; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss: Fás Sust
nidos Menores; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss: Fás
s Maiores ou Rés Sustenidos Menores. 61432507s são aquelas
iores ou Rés Menores; 6Ss: Fás Sustenidos Maiores ou Rés
s Menores. 61432507s são aquelas seqüências de oito tonal
Sóis Bemóis Maiores ou Mis Bemóis Menores) aos 7Ss (Dós
s Maiores ou Lás Sustenidos Menores). Aí está uma lista d
s Bemóis Menores) aos 7Ss (Dós Sustenidos Maiores ou Lás
s Menores). Aí está uma lista dessas oito tonalidades: 6Fs
Bemóis Maiores ou Fás Menores; 3Ss: Lás Maiores ou Fás
s Menores; 2Fs: Sis Bemóis Maiores ou Sóis Menores; 5Ss: S
Bemóis Maiores ou Sóis Menores; 5Ss: Sis Maiores ou Sóis
s Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 7Ss: Dós Sust
nidos Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 7Ss: Dós
s Maiores ou Lás Sustenidos Menores. A única tonalidade (o
iores ou Lás Menores; 7Ss: Dós Sustenidos Maiores ou Lás
s Menores. A única tonalidade (ou armadura) a qual se encon
madura define a escala diatônica que a obra musical usa. A
ia das escalas necessitam que algumas notas sejam consistent
por sustenidos ou bemóis. Por exemplo na tonalidade de Sol
a nota que define o tom é o Fá Sustenido. Portanto a arma
stenido. Portanto a armadura associada à tonalidade de Sol
é a armadura com um sustenido. No entanto, o fato de se te
um sustenido não garante que a tonalidade da obra seja Sol
. Muitos outros fatores determinam a tonalidade de uma peça
ências de oito tonalidades que vão dos 7Fs (Dós Bemóis
es ou Lás Bemóis Menores) aos 6Ss (Fás Sustenidos Maiores
s Maiores ou Lás Bemóis Menores) aos 6Ss (Fás Sustenidos
es ou Rés Sustenidos Menores). Aí está uma lista dessas o
está uma lista dessas oito tonalidades: 7Fs: Dós Bemóis
es ou Lás Bemóis Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás Menore
Fs: Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis Menores; 0As: Dós
es ou Lás Menores; 5Fs: Rés Bemóis Maiores ou Sis Bemóis
nores; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 5Fs: Rés Bemóis
es ou Sis Bemóis Menores; 2Ss: Rés Maiores ou Sis Menores;
5Fs: Rés Bemóis Maiores ou Sis Bemóis Menores; 2Ss: Rés
es ou Sis Menores; 3Fs: Mis Bemóis Maiores ou Dós Menores;
Menores; 2Ss: Rés Maiores ou Sis Menores; 3Fs: Mis Bemóis
es ou Dós Menores; 4Ss: Mis Maiores ou Dós Sustenidos Meno
Menores; 3Fs: Mis Bemóis Maiores ou Dós Menores; 4Ss: Mis
es ou Dós Sustenidos Menores; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Men
res; 4Ss: Mis Maiores ou Dós Sustenidos Menores; 1Fs: Fás
es ou Rés Menores; 6Ss: Fás Sustenidos Maiores ou Rés Sus
es; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss: Fás Sustenidos
es ou Rés Sustenidos Menores. 61432507s são aquelas seqü
ências de oito tonalidades que vão dos 6Fs (Sóis Bemóis
es ou Mis Bemóis Menores) aos 7Ss (Dós Sustenidos Maiores
is Maiores ou Mis Bemóis Menores) aos 7Ss (Dós Sustenidos
es ou Lás Sustenidos Menores). Aí está uma lista dessas o
está uma lista dessas oito tonalidades: 6Fs: Sóis Bemóis
es ou Mis Bemóis Menores; 1Ss: Sóis Maiores ou Mis Menores
s: Sóis Bemóis Maiores ou Mis Bemóis Menores; 1Ss: Sóis
es ou Mis Menores; 4Fs: Lás Bemóis Maiores ou Fás Menores
nores; 1Ss: Sóis Maiores ou Mis Menores; 4Fs: Lás Bemóis
es ou Fás Menores; 3Ss: Lás Maiores ou Fás Sustenidos Men
nores; 4Fs: Lás Bemóis Maiores ou Fás Menores; 3Ss: Lás
es ou Fás Sustenidos Menores; 2Fs: Sis Bemóis Maiores ou S
: Lás Maiores ou Fás Sustenidos Menores; 2Fs: Sis Bemóis
es ou Sóis Menores; 5Ss: Sis Maiores ou Sóis Sustenidos Me
enores; 2Fs: Sis Bemóis Maiores ou Sóis Menores; 5Ss: Sis
es ou Sóis Sustenidos Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás Me
es; 5Ss: Sis Maiores ou Sóis Sustenidos Menores; 0As: Dós
es ou Lás Menores; 7Ss: Dós Sustenidos Maiores ou Lás Sus
es; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 7Ss: Dós Sustenidos
es ou Lás Sustenidos Menores. A única tonalidade (ou armad
adura) a qual se encontra nestas duas seqüências é o Dó
ou o Lá Menor. Uma lista destas tonalidades duma 70523416
6. Armadura
A famosa Tocata e Fuga em Ré Menor, BWV 538 (Tocata e Fuga
rica) de Bach, é assim chamada porque, embora seja em Ré m
m Ré menor, não possui armadura, implicando que é em Ré
rico. No lugar da armadura, as notas Sis Bemóis necessária
es a uma 6143-2507). Quando os modos tais como o lídio e o
rico são escritos utilizando as armaduras eles são chamado
aquelas seqüências de oito tonalidades que vão dos 7Fs (
s Bemóis Maiores ou Lás Bemóis Menores) aos 6Ss (Fás Sus
Menores). Aí está uma lista dessas oito tonalidades: 7Fs:
s Bemóis Maiores ou Lás Bemóis Menores; 0As: Dós Maiores
es: 7Fs: Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis Menores; 0As:
s Maiores ou Lás Menores; 5Fs: Rés Bemóis Maiores ou Sis
s: Rés Maiores ou Sis Menores; 3Fs: Mis Bemóis Maiores ou
s Menores; 4Ss: Mis Maiores ou Dós Sustenidos Menores; 1Fs:
s: Mis Bemóis Maiores ou Dós Menores; 4Ss: Mis Maiores ou
s Sustenidos Menores; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss
6Fs (Sóis Bemóis Maiores ou Mis Bemóis Menores) aos 7Ss (
s Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos Menores). Aí está
Menores; 5Ss: Sis Maiores ou Sóis Sustenidos Menores; 0As:
s Maiores ou Lás Menores; 7Ss: Dós Sustenidos Maiores ou L
Sustenidos Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 7Ss:
s Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos Menores. A única to
armadura) a qual se encontra nestas duas seqüências é o
Maior ou o Lá Menor. Uma lista destas tonalidades duma 705
es: sinais de bequadro para neutralizar a armadura e outros
s e bemóis para a nova tonalidade. Para um dado modo a arma
am que algumas notas sejam consistentemente modificadas por
s ou bemóis. Por exemplo na tonalidade de Sol Maior a nota
na tonalidade de Sol Maior a nota que define o tom é o Fá
. Portanto a armadura associada à tonalidade de Sol Maior
a associada à tonalidade de Sol Maior é a armadura com um
. No entanto, o fato de se ter uma armadura com um sustenido
sustenido. No entanto, o fato de se ter uma armadura com um
não garante que a tonalidade da obra seja Sóis Maiores. M
Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis Menores) aos 6Ss (Fás
s Maiores ou Rés Sustenidos Menores). Aí está uma lista d
s Bemóis Menores) aos 6Ss (Fás Sustenidos Maiores ou Rés
s Menores). Aí está uma lista dessas oito tonalidades: 7Fs
s Bemóis Maiores ou Dós Menores; 4Ss: Mis Maiores ou Dós
s Menores; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss: Fás Sust
nidos Menores; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss: Fás
s Maiores ou Rés Sustenidos Menores. 6143-2507s são aquela
iores ou Rés Menores; 6Ss: Fás Sustenidos Maiores ou Rés
s Menores. 6143-2507s são aquelas seqüências de oito tona
Sóis Bemóis Maiores ou Mis Bemóis Menores) aos 7Ss (Dós
s Maiores ou Lás Sustenidos Menores). Aí está uma lista d
s Bemóis Menores) aos 7Ss (Dós Sustenidos Maiores ou Lás
s Menores). Aí está uma lista dessas oito tonalidades: 6Fs
Bemóis Maiores ou Fás Menores; 3Ss: Lás Maiores ou Fás
s Menores; 2Fs: Sis Bemóis Maiores ou Sóis Menores; 5Ss: S
Bemóis Maiores ou Sóis Menores; 5Ss: Sis Maiores ou Sóis
s Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 7Ss: Dós Sust
nidos Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 7Ss: Dós
s Maiores ou Lás Sustenidos Menores. A única tonalidade (o
iores ou Lás Menores; 7Ss: Dós Sustenidos Maiores ou Lás
s Menores. A única tonalidade (ou armadura) a qual se encon
madura define a escala diatônica que a obra musical usa. A
ia das escalas necessitam que algumas notas sejam consistent
por sustenidos ou bemóis. Por exemplo na tonalidade de Sol
a nota que define o tom é o Fá Sustenido. Portanto a arma
stenido. Portanto a armadura associada à tonalidade de Sol
é a armadura com um sustenido. No entanto, o fato de se te
sustenido não garante que a tonalidade da obra seja Sóis
es. Muitos outros fatores determinam a tonalidade de uma pe
ências de oito tonalidades que vão dos 7Fs (Dós Bemóis
es ou Lás Bemóis Menores) aos 6Ss (Fás Sustenidos Maiores
s Maiores ou Lás Bemóis Menores) aos 6Ss (Fás Sustenidos
es ou Rés Sustenidos Menores). Aí está uma lista dessas o
está uma lista dessas oito tonalidades: 7Fs: Dós Bemóis
es ou Lás Bemóis Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás Menore
Fs: Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis Menores; 0As: Dós
es ou Lás Menores; 5Fs: Rés Bemóis Maiores ou Sis Bemóis
nores; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 5Fs: Rés Bemóis
es ou Sis Bemóis Menores; 2Ss: Rés Maiores ou Sis Menores;
5Fs: Rés Bemóis Maiores ou Sis Bemóis Menores; 2Ss: Rés
es ou Sis Menores; 3Fs: Mis Bemóis Maiores ou Dós Menores;
Menores; 2Ss: Rés Maiores ou Sis Menores; 3Fs: Mis Bemóis
es ou Dós Menores; 4Ss: Mis Maiores ou Dós Sustenidos Meno
Menores; 3Fs: Mis Bemóis Maiores ou Dós Menores; 4Ss: Mis
es ou Dós Sustenidos Menores; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Men
res; 4Ss: Mis Maiores ou Dós Sustenidos Menores; 1Fs: Fás
es ou Rés Menores; 6Ss: Fás Sustenidos Maiores ou Rés Sus
es; 1Fs: Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss: Fás Sustenidos
es ou Rés Sustenidos Menores. 6143-2507s são aquelas seqü
ências de oito tonalidades que vão dos 6Fs (Sóis Bemóis
es ou Mis Bemóis Menores) aos 7Ss (Dós Sustenidos Maiores
is Maiores ou Mis Bemóis Menores) aos 7Ss (Dós Sustenidos
es ou Lás Sustenidos Menores). Aí está uma lista dessas o
está uma lista dessas oito tonalidades: 6Fs: Sóis Bemóis
es ou Mis Bemóis Menores; 1Ss: Sóis Maiores ou Mis Menores
s: Sóis Bemóis Maiores ou Mis Bemóis Menores; 1Ss: Sóis
es ou Mis Menores; 4Fs: Lás Bemóis Maiores ou Fás Menores
nores; 1Ss: Sóis Maiores ou Mis Menores; 4Fs: Lás Bemóis
es ou Fás Menores; 3Ss: Lás Maiores ou Fás Sustenidos Men
nores; 4Fs: Lás Bemóis Maiores ou Fás Menores; 3Ss: Lás
es ou Fás Sustenidos Menores; 2Fs: Sis Bemóis Maiores ou S
: Lás Maiores ou Fás Sustenidos Menores; 2Fs: Sis Bemóis
es ou Sóis Menores; 5Ss: Sis Maiores ou Sóis Sustenidos Me
enores; 2Fs: Sis Bemóis Maiores ou Sóis Menores; 5Ss: Sis
es ou Sóis Sustenidos Menores; 0As: Dós Maiores ou Lás Me
es; 5Ss: Sis Maiores ou Sóis Sustenidos Menores; 0As: Dós
es ou Lás Menores; 7Ss: Dós Sustenidos Maiores ou Lás Sus
es; 0As: Dós Maiores ou Lás Menores; 7Ss: Dós Sustenidos
es ou Lás Sustenidos Menores. A única tonalidade (ou armad
adura) a qual se encontra nestas duas seqüências é o Dó
ou o Lá Menor. Uma lista destas tonalidades duma 7052-3416
7. Tonalidade
icas. São elas: Triádicas: Dó Maior: C-Dm-Em-F-G-Am-Bdim
(enarmônica): C#-D#m-E#m-F#-G#-A#m-B#dim Ré Bemol Maior (
-Bbdim Tetrádicas: Dó Maior: C7M-Dm7-Em7-F7M-G7-Am7-Bm7b5
(enarmônica): C#7M-D#m7-E#m7-F#7M-G#7-A#m7-B#m7b5 Ré Bemo
8. Armadura
A famosa Tocata e Fuga em Ré Menor, BWV 538 (Tocata e Fuga
rica) de Bach, é assim chamada porque, embora seja em Ré M
m Ré Menor, não possui armadura, implicando que é em Ré
rico. No lugar da armadura, as melonotas Sis Bemóis necess
es a uma 6143-2507). Quando os modos tais como o lídio e o
rico são escritos utilizando as armaduras eles são chamado
aquelas seqüências de oito tonalidades que vão dos 7Fs (
s Bemóis Maiores ou Lás Bemóis Menores) aos 6Ss (Fás Sus
está uma lista dessas oito tonalidades: 7Fs (Sete-Efes):
s Bemóis Maiores ou Lás Bemóis Menores; 0As (Zero-Ás): D
s Bemóis Maiores ou Lás Bemóis Menores; 0As (Zero-Ás):
s Maiores ou Lás Menores; 5Fs (Cinco-Efes): Rés Bemóis Ma
es ou Sis Menores; 3Fs (Três-Efes): Mis Bemóis Maiores ou
s Menores; 4Ss (Quatro-Esses): Mis Maiores ou Dós Sustenido
Maiores ou Dós Menores; 4Ss (Quatro-Esses): Mis Maiores ou
s Sustenidos Menores; 1Fs (Um-Efes): Fás Maiores ou Rés Me
6Fs (Sóis Bemóis Maiores ou Mis Bemóis Menores) aos 7Ss (
s Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos Menores). Aí está
): Sis Maiores ou Sóis Sustenidos Menores; 0As (Zero-Ás):
s Maiores ou Lás Menores; 7Ss (Sete-Esses): Dós Sustenidos
(Zero-Ás): Dós Maiores ou Lás Menores; 7Ss (Sete-Esses):
s Sustenidos Maiores ou Lás Sustenidos Menores. A única to
armadura) a qual se encontra nestas duas seqüências é o
Maior ou o Lá Menor. Uma lista destas tonalidades duma 705
es: sinais de bequadro para neutralizar a armadura e outros
s e bemóis para a nova tonalidade. Para um dado modo a arma
ue algumas melonotas sejam consistentemente modificadas por
s ou bemóis. Por exemplo na tonalidade de Sol Maior a melon
onalidade de Sol Maior a melonota que define o tom é o Fá
. Portanto a armadura associada à tonalidade de Sol Maior
a associada à tonalidade de Sol Maior é a armadura com um
. No entanto, o fato de se ter uma armadura com um sustenido
sustenido. No entanto, o fato de se ter uma armadura com um
não garante que a tonalidade da obra seja Sol Maior. Muito
Dós Bemóis Maiores ou Lás Bemóis Menores) aos 6Ss (Fás
s Maiores ou Rés Sustenidos Menores). Aí está uma lista d
s Bemóis Menores) aos 6Ss (Fás Sustenidos Maiores ou Rés
s Menores). Aí está uma lista dessas oito tonalidades: 7Fs
es ou Dós Menores; 4Ss (Quatro-Esses): Mis Maiores ou Dós
s Menores; 1Fs (Um-Efes): Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss
Efes): Fás Maiores ou Rés Menores; 6Ss (Seis-Esses): Fás
s Maiores ou Rés Sustenidos Menores. 6143-2507s são aquela
Menores; 6Ss (Seis-Esses): Fás Sustenidos Maiores ou Rés
s Menores. 6143-2507s são aquelas seqüências de oito tona
Sóis Bemóis Maiores ou Mis Bemóis Menores) aos 7Ss (Dós
s Maiores ou Lás Sustenidos Menores). Aí está uma lista d
s Bemóis Menores) aos 7Ss (Dós Sustenidos Maiores ou Lás
s Menores). Aí está uma lista dessas oito tonalidades: 6Fs
es ou Fás Menores; 3Ss (Três-Esses): Lás Maiores ou Fás
s Menores; 2Fs (Dois-Efes): Sis Bemóis Maiores ou Sóis Men
s ou Sóis Menores; 5Ss (Cinco-Esses): Sis Maiores ou Sóis
s Menores; 0As (Zero-Ás): Dós Maiores ou Lás Menores; 7Ss
-Ás): Dós Maiores ou Lás Menores; 7Ss (Sete-Esses): Dós
s Maiores ou Lás Sustenidos Menores. A única tonalidade (o
Menores; 7Ss (Sete-Esses): Dós Sustenidos Maiores ou Lás
s Menores. A única tonalidade (ou armadura) a qual se encon
madura define a escala diatônica que a obra musical usa. A
ia das escalas necessitam que algumas melonotas sejam consis
por sustenidos ou bemóis. Por exemplo na tonalidade de Sol
a melonota que define o tom é o Fá Sustenido. Portanto a
stenido. Portanto a armadura associada à tonalidade de Sol
é a armadura com um sustenido. No entanto, o fato de se te
um sustenido não garante que a tonalidade da obra seja Sol
. Muitos outros fatores determinam a tonalidade de uma peça
ências de oito tonalidades que vão dos 7Fs (Dós Bemóis
es ou Lás Bemóis Menores) aos 6Ss (Fás Sustenidos Maiores
s Maiores ou Lás Bemóis Menores) aos 6Ss (Fás Sustenidos
es ou Rés Sustenidos Menores). Aí está uma lista dessas o
ista dessas oito tonalidades: 7Fs (Sete-Efes): Dós Bemóis
es ou Lás Bemóis Menores; 0As (Zero-Ás): Dós Maiores ou
móis Maiores ou Lás Bemóis Menores; 0As (Zero-Ás): Dós
es ou Lás Menores; 5Fs (Cinco-Efes): Rés Bemóis Maiores o
ós Maiores ou Lás Menores; 5Fs (Cinco-Efes): Rés Bemóis
es ou Sis Bemóis Menores; 2Ss (Dois-Esses): Rés Maiores ou
óis Maiores ou Sis Bemóis Menores; 2Ss (Dois-Esses): Rés
es ou Sis Menores; 3Fs (Três-Efes): Mis Bemóis Maiores ou
Rés Maiores ou Sis Menores; 3Fs (Três-Efes): Mis Bemóis
es ou Dós Menores; 4Ss (Quatro-Esses): Mis Maiores ou Dós
is Bemóis Maiores ou Dós Menores; 4Ss (Quatro-Esses): Mis
es ou Dós Sustenidos Menores; 1Fs (Um-Efes): Fás Maiores o
Mis Maiores ou Dós Sustenidos Menores; 1Fs (Um-Efes): Fás
es ou Rés Menores; 6Ss (Seis-Esses): Fás Sustenidos Maiore
Maiores ou Rés Menores; 6Ss (Seis-Esses): Fás Sustenidos
es ou Rés Sustenidos Menores. 6143-2507s são aquelas seqü
ências de oito tonalidades que vão dos 6Fs (Sóis Bemóis
es ou Mis Bemóis Menores) aos 7Ss (Dós Sustenidos Maiores
is Maiores ou Mis Bemóis Menores) aos 7Ss (Dós Sustenidos
es ou Lás Sustenidos Menores). Aí está uma lista dessas o
sta dessas oito tonalidades: 6Fs (Seis-Efes): Sóis Bemóis
es ou Mis Bemóis Menores; 1Ss (Um-Esses): Sóis Maiores ou
móis Maiores ou Mis Bemóis Menores; 1Ss (Um-Esses): Sóis
es ou Mis Menores; 4Fs (Quatro-Efes): Lás Bemóis Maiores o
is Maiores ou Mis Menores; 4Fs (Quatro-Efes): Lás Bemóis
es ou Fás Menores; 3Ss (Três-Esses): Lás Maiores ou Fás
s Bemóis Maiores ou Fás Menores; 3Ss (Três-Esses): Lás
es ou Fás Sustenidos Menores; 2Fs (Dois-Efes): Sis Bemóis
es ou Fás Sustenidos Menores; 2Fs (Dois-Efes): Sis Bemóis
es ou Sóis Menores; 5Ss (Cinco-Esses): Sis Maiores ou Sóis
is Bemóis Maiores ou Sóis Menores; 5Ss (Cinco-Esses): Sis
es ou Sóis Sustenidos Menores; 0As (Zero-Ás): Dós Maiores
s Maiores ou Sóis Sustenidos Menores; 0As (Zero-Ás): Dós
es ou Lás Menores; 7Ss (Sete-Esses): Dós Sustenidos Maiore
Maiores ou Lás Menores; 7Ss (Sete-Esses): Dós Sustenidos
es ou Lás Sustenidos Menores. A única tonalidade (ou armad
adura) a qual se encontra nestas duas seqüências é o Dó
ou o Lá Menor. Uma lista destas tonalidades duma 7052-3416
9. Tonalidade
icas. São elas: Triádicas: Dó Maior: C-Dm-Em-F-G-Am-Bdim
(enarmônica): C#-D#m-E#m-F#-G#-A#m-B#dim Ré Bemol Maior (
-Bbdim Tetrádicas: Dó Maior: C7M-Dm7-Em7-F7M-G7-Am7-Bm7b5
(enarmônica): C#7M-D#m7-E#m7-F#7M-G#7-A#m7-B#m7b5 Ré Bemo
10. Escala
enarmônicas. São elas: Maiores: Dó Maior: C-D-E-F-G-A-B
(enarmônica): C#-D#-E#-F#-G#-A#-B# Ré Bemol Maior (enarm
11. Escala
enarmônicas. São elas: Maiores: Dó Maior: C-D-E-F-G-A-B
(enarmônica): C#-D#-E#-F#-G#-A#-B# Ré Bemol Maior (enarm